sábado, 24 de julho de 2010

Vivi Viravento acampou em nossas vidas


Eu gosto muito quando o meu Rudá fica assim pertinho de mim logo de manhasinha. É um momento muito especial. Nestas horas de encantamento aproveitamos para descobrir idéias inovadoras ou até mesmo tenho o cuidado de lhe contar histórias de quando eu era pequena. A internet participa das nossas vidas, por meio dela viajamos para casa - daqui do quarto de Saint Denis voltamos ao Brasil - milhões de vezes. Fico com uma vontade grande de lhe mostrar o mundo! E quando há poesia nas nossas aventuras tudo fica mais surpreendente. Ontem, eu notei que no site da TV Cultura tinha atividades dedicadas às crianças, pensei imediatamente que eu poderia apresentá-lo ao Rudá. Hoje de manha, depois do café ele se aprochegou... Então fomos à internet e encontramos na programação infantil do site da TV Cultura uma área dedicada às animações. Foi quando conhecemos a personagem Vivi Viravento. O Rudá foi cativado, ao primeiro olhar, pela docura e pelo jeito faceiro da menininha. Então Vivi Viravento entrou nas nossas vidas! Assistimos uma, duas, três e se eu deixasse passaríamos a manhã aprendendo com Vivi.

A vó de Vivi chama-se Rosa Rara, ela é uma escritora muito surpreendente e sempre lhe conta histórias sobre um lugar chamado Viravento. Inspirada pelas fantásticas histórias de sua avó a menina se despreende e de maneira bem leve parte para descobrir o mundo, enquanto procura por este lugar encantado nomeado de Viravento. Ela viaja por lugares do Brasil e registra em seu diário as suas aventuras de grande valor imaginativo. Ela inventa os nomes dos bichinhos que não conhece como, por exemplo este passarinho "teco teco telecoteco" que toma o lugar da palavra "pica pau" para nomear a ave que está na árvore. Estrela vagante para o Vagalume, este que nada no rio das correntezas elétricas. Viravento está no seu coração e na possibilidade de deixá-lo livre para ouvir e ver as músicas da floresta. Quando ela abre os ouvidos para ver ela encontra o caleidoscópio musical da floresta e percebe que esteve bem perto de Viravento. E depois de tudo, para alegrar nossa alma a história termina com os aplausos da chuva. Arrepiei os meus sentidos.


Para acompanharem todo o desenho sigam este link: http://www.tvcultura.com.br/animatv/pilotos . No site vocês poderão encontrar outras animações piloto da programação da TV Cultura, nós já conferimos o filme "Vai dar samba", é criada a partir da música Marinheiro Só, muito bom também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário